Skip to content

Convergence Globale des Luttes pour la Terre et l’Eau – Afrique de l’Ouest (Convergência Global das Lutas por Terra e Água – África Ocidental)

Um grupo de vozes a cantar ecoa em uma cidadezinha do Mali. Uma miríade de manifestantes do Senegal e de Burkina Faso se une a organizadores/as locais para pressionar o governo em prol de leis de sementes. Os habitantes locais sabem: a Caravana chegou. A Convergence Globale des Luttes pour la Terre et l'Eau – Afrique de l'Ouest (Convergência Global das Lutas por Terra e Água – África Ocidental), com vistas a um futuro melhor, constrói a solidariedade na região para enfrentar as forças neocoloniais e quem lucra com o agronegócio.

Na África Ocidental, os movimentos por soberania alimentar viveram um processo recente de isolamento que pode comprometer seu poder de influência. Ao unir diversos movimentos, a Convergência luta pelo fim da usurpação das terras e águas e contra o poder das corporações na região do Sahel.

A Convergência é famosa por trabalhar com caravanas, que levam várias semanas atravessando a África Ocidental. Essas caravanas visitam e reúnem uma série de grupos interessados e engajados na luta por terras, águas e sementes que vão de agricultores/as a gestores/as político/as urbanos/as. Os/As participantes se reúnem com funcionários/as do governo, expressam suas necessidades e trabalham junto com outros grupos locais que estão envolvidos nas mesmas lutas. Fora das caravanas, a Convergência também apoia seus 14 países-membros mediante a luta pela autonomia nacional em processos de tomada de decisão.

A única forma de contestar a hegemonia corporativa e neocolonial de modo eficaz é ter uma abordagem holística. Não é possível separar as terras das águas e das sementes, e diversos setores têm um papel em sua proteção. A Convergência está promovendo a união e o protagonismo de que o Sahel (a região subsaariana ao Norte da África) precisa para avançar na conquista dos direitos à terra e à água.

Back To Top